Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O MESTRE DOS GÊNIOS



UM BLOG BEM HUMORADO


O MESTRE DOS GÊNIOS



UM FILME QUE TODO AUTOR E EDITOR DEVERIA ASSISTIR

Pela primeira vez – creio eu – o cinema trata de Literatura  como esta nunca foi tratada;a relação  quase sempre conturbada entre o escritor e o seu editor.Neste caso estaremos falando da biografia de Max Perkins, (Colin Firth) um dos maiores editores americanos ,responsável por dar voz e vez aos gigantes da literatura americana Fitzgerald (Guy Pearce) e sua esposa Zelda.Hemingway (Dominic West) e o gênio indomável Thomas Wolfe (Jude Law)   , (não confundir com o autor de “Fogueira das Vaidades) autor de “Look homeward,angel”  e autor de longas obras que sempre precisavam ser podadas  e hoje quase esquecido.Nicole Kidman está ótima como a temperamental mecenas e amante de Wolfe vivendo todos os conflitos desta relação.
Lidar com estes temperamentos difíceis era a sina do  sempre  puritano e conservador ,sóbrio e lacônico editor ,como,aliás,deveria ser todo bom editor,um sujeito que administra egos enormes   que ,muitas vezes chegam como torrentes e ao fim de poucos anos caem no esquecimento.
O diretor do filme concentrou-se em três grandes personalidades muito diferentes ,mas,fundamentais: o aventureiro Hemingway,o sofrido Fitzgerald e o turbulento Wolfe ,seu preferido e amado como filho, mas,que lhe causou alguns dissabores e decepções.
Como editora e escritora  embora cônscia do meu humilde papel neste mundo me senti em casa, assistindo o filme,sem sombra de dúvida um grande espetáculo e muito bem feito.O tom sépia foi o ponto alto do filme e já demonstrava o que podíamos esperar da obra.
Vivi a alegria dos que tiveram seus livros publicados e o prazer de dar á luz um trabalho de um escritor. Perkins dizia o que sempre digo: - “O livro pertence ao autor ,ele é o  senhor absoluto de sua obra.” O editor é  parteiro da obra seja ele um pagador de direitos autorais ou ,simplesmente aquele que recebe para realizar o trabalho.De qualquer lado será sempre vidraça.Ubaldo sempre dizia que “quando dois escritores estão reunidos estão falando mal do seu editor.”Pura verdade!
Embora não seja mestra e nunca nenhum gênio tenha adentrado as portas da minha editora, senti-me feliz por viver estes momentos retratados no cinema,empatia total.
Acho que todos os escritores,editores e leitores deveriam assistir.O leitor para perceber esse mercado tão difuso como o mercado editorial e não se sentir desconfortável quando eu digo que livro é ,sim,uma mercadoria e como tal deveria ser divulgado ,pois o negócio/mercado  /literatura é igual a muitos outros .A diferença é que nós vendemos sonhos!


                                                  OUTUBRO,MÊS DOS PROFESSORES


 DAS BRUXAS





E DOS SERVIDORES PÚBLICOS


COMO ESTE



E ESTA

QUE DEVERIAM RESPEITAR 
SEUS PATRÕES




                                                                                 ESTES                                                    





                                                  LEITOR ,PEÇA OS LIVROS DE MIRIAM DE SALES                        
POR E-MAIL:miriamdesales@gmail.com
e receba em casa.




$30.00
$45.00
$ 20.00





Nenhum comentário:

Postar um comentário