Seguidores

HISTÓRIAS DE VIAGENS:AMAPÁ

         

                                           TEATRO DAS BACABEIRAS,MACAPÁ





                                  FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DO MACAPÁ

CADERNOS DE VIAGEM
Não,amiga,nunca estive no Norte.Andava meio sem norte pelo Sul,Sudeste,Nordeste,quem manda esse pais ser tão grande e meus recursos tão pequenos!Além do tempo,querida ,que me prega peças e vai se evolando como um perfume entre meus dedos pouco ágeis.Sou setentona,menina,e o corpo já não tem aquela energia,aquele élan e tudo que a gente  deveria querer  é paz e sossego.Deveria,mas,não é o meu caso.Como Ahasverus,o judeu errante ,preciso caminhar,
desbravar ,descobrir;você,que me conhece bem,sabe que tenho bicho carpinteiro no corpo,como dizia meu velho pai.
Recebi,com muito carinho e maior expectativa o convite para participar da FLAP – Festa Literária do Amapá – e,parti cheia de curiosidade e vontade de aprender.Não esperava que essa viagem me tocasse tanto,que fosse tão impactante,que me trouxesse uma visão de um novo Brasil,tão diferente do país que nasci e conheço.Foi quase um choque cultural,menina.
A primeira amapaense que conheci  em Alagoas,durante a FLIMAR,tinha nome de rainha:Carla Nobre.Alegre,brejeira e,sobretudo,talentosa.Pensei comigo:- um Estado que tem uma representante como essa ,tem que ser um Estado Maior.E,tinha o Pedrinho,o Pedro Sticks,um grande poeta.
Suspeito que,se existisse reincarnação,todos os grandes poetas brasileiros reencarnaram  no Amapá;nunca vi juntos tantos bons poetas que se agregam ,se respeitam,se admiram mutuamente,sem egoísmos ou ciúmes bestas,cada um ajudando o outro a crescer.Sem panelinhas ou marmitas como se vê por ai.

                                         MARCO ZERO,COM AMIGAS


Acho que o ser humano é o mesmo em todo lugar ,mas,o que faz a diferença por lá é a política do governo com relação á cultura e educação.Ninguém se sente desprestigiado.Todos ganham seu lugarzinho ao sol,um sol nobre,que dá vez e voz a todos.
Segundo ouvi,li e pesquisei,o Governo Capibaribe está,praticamente ,reconstruíndo o Amapá.Depois de alguns governos lamentáveis,onde imperava a corrupção e o descaso,a vida vai voltando ao normal e coisas boas estão sendo feitas.Em todos os setores.Mas,o Governador pensa como eu,saúde e educação em primeiro lugar.
Terei tempo de falar de tudo que vi e participei. Em cada blog,em cada site ,levarei as boas novas.
Me  acompanhe, amiga,nesta viagem gostosa pelo rio e pela terra,visitando sua fortaleza e museus,escolas,descobrindo segredos históricos como o Curiaú,falando com o povo e ouvindo a doce voz da criançada.O Marco Zero,onde de um lado eu estava no Hemisfério Norte;do outro ,no Hemisfério Sul.
Quero compartilhar com você,amiga ,e com meus leitores a alegria desse conhecimento.

PASSEIO DE BARCO PELO AMAZONAS.QUE LUXO!

Estes dados foram tirados da Wikipédia,mas,pude contatar a veracidade das informações durante minha curta estadia por lá.Curioso é não haver nenhuma estrada de rodagem saindo de Macapá para os estados limítrofes,como o Pará,ou próximos,como o Amazonas.Todas as viagens são feitas pelo rio.Com essa ponte  binacional que o Governador está construindo sobre o Rio Oiapoque , e que ligará  o Amapá á Guiana Francesa ,as viagens se tornarão mais rápidas e fáceis para turistas e população.
O que mais me chamou a atenção durante minha visita a Macapá foi a ausência de uma ostensiva pobreza que se vê nos mais ricos estados brasileiros,inclusive,o meu;não vi moradores de rua dormindo nas calçadas e marquises,nem flanelinhas,nem meninos desnutridos nos sinais,nem pedintes.
Sei que há violência,trazida principalmente pelas drogas,mas,esta é uma praga mundial.

MACAPÁ



Alguns moradores – conversei   com muitos nas ruas e lojas ,oposicionistas e governistas – falaram de um trânsito violento,mas,pelo menos lá,parece que os crimes de trânsito são punidos.Li num jornal que uma família que teve alguns de seus membros mortos e feridos num acidente provocado por um garoto de treze anos, teve que pagar todos os altos custos  médico - hospitalares  e dar  á família restante $6000.00 de indenização,depositada todos os meses para os sobreviventes.
É isso ai,Estado  dono de uma economia forte e bem aplicada,onde governo e justiça  funciona , tem um povo crente e tranquilo.
“O despertador tocou,já era hora de sentir saudades...”
                              Trecho de um poema de Pedro Sticks



ALGUNS NÚMEROS SOBRE O AMAPÁ
O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da região Norte e tem como limites o Pará a oeste e sul, a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá. As cidades mais populosas são Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
O Amapá é um dos mais novos estados brasileiros e o mais preservados deles, tendo 72% dos seus 14,3 milhões de hectares destinados a Unidades de Conservação e Terras Indígenas. As dezenove Unidades de Conservação do Amapá perfazem cerca de 9,3 milhões de hectares, tornando-o o único estado da federação a destinar um percentual tão significativo de suas terras para a preservação ambiental. Os dados absolutos são de 10,5 milhões de hectares, que equivalem ao tamanho de um país como Portugal.
O relevo é pouco acidentado, em geral abaixo dos 300 metros de altitude. É um dos poucos estados que, em sua condição geográfica, permite a formação de um conjunto de ecossistemas que vão desde as formações pioneiras de mangue à floresta tropical densa, passando por campos inunáveis e cerrados. Seus principais rios são: Amazonas, Jari,Rio Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá. A maior parte de seu território está contido na Bacia das Guianas (ou seja, é parte integrante do escudo das Guianas, apresentando rochas cristalinas do período Pré-Cambriano).
O Amapá tem um grande número de imigrantes vindo da Guiana Francesa (a maioria no município de Oiapoque) e vários outros oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais  destacam-se os mineiros, goianos, paraenses, paranaenses, cearenses e maranhenses. O fluxo migratório tem aumentado nos últimos anos em razão do desenvolvimento dos setores econômicos do estado. O índice de imigração do estado foi de 0.2870 no ano de 2009, de acordo com dados do IBGE. Nos indicadores sociais, o Amapá se destaca por ter a 3ª menor incidência de pobreza do Norte-Nordeste e por ter a menor taxa de analfabetismo do Norte-Nordeste. O estado apresenta também, a 7ª melhor distribuição de renda de todo o Brasil.
MARABAIXO,DANÇA TÍPICA


Atualmente, está sendo construída sobre o Rio Oiapoque uma ponte binacional, que ligará o estado do Amapá à Guiana Francesa .





                                                                                RECIFE






NOS JARDINS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS 




                                                                  As amigas Ana e Carminha


FÁTIMA QUINTAS,PRESIDENTE DA APR

CADERNOS DE VIAGEM
DIA 15/12/2011, 6 hs  DA MANHÃ
O convite para o jantar de encerramento dos trabalhos da APL (Academia  Pernambucana de Letras) chegou por  e –mail.
Peguei o Boeing 737 da  Gol e depois de um voo sereno desembarquei no Guararapes.Voar pela Gol tem sido um gol de placa.Aviões confortáveis,no horário,tudo o que um passageiro deseja.
Devido aos horários diferenciados (Pernambuco  não aderiu ao horário de verão) cheguei quase no mesmo horário que sai ,sem precisar atravessar o túnel do tempo.
Preferi um táxi especial direto para o Mar Hotel,na Boa Viagem.
Melhor desconfiar um pouco dos taxistas de Recife; tive duas péssimas experiências com alguns deles ,também em Olinda.
O Mar Hotel é minha casa em Recife; muito bonito, uma piscina deslumbrante,funcionários atenciosos,café da manhã de se tomar rezando, com tapiocas e frutas tropicais,incluindo caju e goiaba.Bolo de rolo não pode faltar,nem mungunzá ou cuscus.
Os apartamentos, excelentes; é a terceira vez esse ano que fico lá e não quero outro. Desta vez fiquei no 13º andar e nem precisei ligar o ar condicionado. Abri a larga porta que dá para a varanda,esqueci o cobertor e adormeci sentindo a fresca que vinha do mar de Boa Viagem.
TARDE
Liguei para alguns amigos, as queridas quase irmãs,Ana e Carminha,o divino poeta e contador de estórias,Melquíades Montenegro e a secretária da APL, Ivoneide Calado.Ela é a força motriz que faz tudo funcionar como um relógio.
Tudo sabe, tudo vê e tudo acomoda.
Desci para a piscina acompanhada de uma água de coco, geladinha.
Um mergulho refrescante principalmente sob a cascata tira qualquer cansaço.
No apartamento comecei a arrumar as coisas.Mandei o vestido para passar,separei adereços,dei um jeito no cabelo.Andei um pouco até a praia da Boa Viagem ,passando pela pracinha onde fica uma feira de artesanato e espaço para shows.
Lamentei Hemingway nunca ter estado aqui,pois, Recife,sim ,é uma festa.Xote, maracatu ,frevo e baião,e as pontes iluminadas para o Natal.Gente,é comovente!
Á tarde recebi as amigas Ana e Carminha, no hotel,pois a saudade era grande e eu estava ansiosa para vê -las.Amanhã,sexta – feira temos roteiro:Porto de Galinhas.Uh – lá- lá!
Vou contar tudinho  para vocês e dar as dicas.
Noite
Enfim, o jantar.
Cheguei atrasada, enganada por um taxista safado, mais de uma hora rodando comigo no mesmo lugar.E era credenciado pelo hotel; digo era porque assim que falei com o Alexandre, o responsável pelos táxis, ele deve ter sido descredenciado.Esse fato desagradou alguns acadêmicos,principalmente    a Maria  Eugênia,descendente do Barão cuja casa foi doada para que funcionasse a APL, que preferiu me trazer para o hotel,não sem antes rodarmos pelas ruas desertas do Recife Antigo ,assistindo o espetáculo da iluminação de Natal.
Era quase 1 da madruga e a gente rodava e conversava.Recife adormecia ao luar e nós reverenciávamos sua beleza.
Eugênia tem um filho,Carlos Eugênio,um gentleman, que me acompanhou numa visita ao palacete do Barão.
No azul do horizonte distante,
 Sombra de alguém de outra era
Parece que vi por instante.*
Antes do jantar houve a inauguração da Biblioteca da APL, num ambiente tão lindo,cercado de móveis preciosos e obras de arte que a gente até pode perder a concentração na leitura.
Fotografei tudo, claro,para mostrar a vocês.
No jantar, farto e delicioso,embalado por uma boa música ao vivo,encontrei muitos amigos queridos feitos nas várias festas literárias que participei.
Alexandre Santos,da UBE, Valdênio Porto,Presidente da Academia,cujo mandato expirou para dar lugar a uma presidente mulher,Ana Maria César,a simpática presidente da ALANE, Telma Brilhante, Cássio Cavalcanti e conheci outros,figuras importantes da literatura de Pernambuco.
Ainda há muita estória para contar, mas,esperem  para amanhã.
*Versos do poema “No Mar”,de Melquiades Montenegro, no livro “Dezesseis Poemas”,que ,segundo ele foi feito apenas para olhos amigos.


OLINDA, PARQUE DO CARMO,DURANTE A FLIPORTO 

MUSEU BRENNAND



                                 RECIFE BUCÓLICO




                       




                                                                OURO PRETO

                                                                    MARIA FUMAÇA


                                                                          PAMPULHA

                     OH,MINAS GERAIS QUEM JÁ TE VIU NÃO ESQUECE JAMAIS...


                                                                       COMIDA MINEIRA

MINAS,COMO EU A VEJO!
Depois de trinta longos anos voltei à  Minas.
Esse  Estado ,cheio de história, magníficas paisagens e um povo único, me encantou desde que cruzei seus caminhos  abrindo  a boca de espanto ante seu fantástico acervo cultural e a simplicidade dos seus habitantes.
Dessa  vez , por conta da Bienal , estive apenas em Belo Horizonte , Belô ,para os íntimos  e,quem não é íntimo dos mineiros,desde que pisa os pés nessa terra abençoada !?
Passeei pouco por lá; tinha ido a trabalho e árduo é o trabalho  do  escritor , desde o burilar dos seus textos até a divulgação da sua obra.Mas,pude perceber uma cidade feliz.Muito limpa,policiada,com um sistema de transporte que parece satisfazer a população.
Andei muito de metrô – meu desejo era andar  de estação em estação até os pontos finais,mas,não deu –e notei a limpeza dos vagões,a educação do povo,nada de gritos,xingamentos ou batuques,e a cordialidade dos funcionários.
O povo de Minas é uma estória à parte.
O  carinho , a afetividade e o respeito  que nos oferecem,a receptividade ,o interesse pelo nosso trabalho,a cobertura que tivemos da mídia universitária,tudo isso nos comoveu e nos encheu de alegria.
Enchíamos a boca e dizíamos:
-Mineiro é tudo de bom , sô!
Pude perceber uma rica vida cultural; Minas  tem mais livrarias que a maioria dos estados nordestinos e o povo compra livros.Mineiro adora” causos”;talvez seja por isso que meu livro “Contos e Causos” esgotou em dois dias.
Perdi-me no Mercado Central e quase arraso as minhas parcas  economias. Queijos diversos e deliciosos , doces de leite, linguicinhas  tentadoras,uma diversidade gastronômica de endoidar qualquer um.E, repare que nem falei do pão de queijo nem do forte café  de Minas...
Almocei uma boa comida mineira no restaurante “Dona Conceição” e o gosto daquele leitãozinho à pururuca ainda está na minha memória gustativa e ficará por muito tempo.
Até eu voltar à Minas.

Que seja logo!










Navio de cruzeiro de luxo.Meu amigo,Joel,que nunca havia pisado num daqueles,ficou meio ressabiado na hora do almoço.Nunca tinha visto,na vida,tanto talher,tanto copo ,tanta taça.Parece que fazem de propósito para humilhar o cidadão,marinheiro de primeira viagem.
Embaraçado,mirou no companheiro de mesa que,pela aparência,deveria ser um habitué desses barcos sofisticados.
Reparou no que o moço pedia e pediu o mesmo.
Quando chegaram os pratos,ele pegava os talheres ,copos e taças que  o companheiro pedia.E, se deu bem.
Não tinham se falado ainda,apenas um leve e formal cumprimento de cabeça.
Á noite,no jantar,o mesmo companheiro,o mesmo pedido,a mesma dança de talheres.
Mas,desta vez o cidadão se dirigiu a ele num irrepreensível sotaque francês:
-Bom apetit!
Meu amigo,que de Francês não entendia nada ,pensou que o cara estava se apresentando.
E,disse:- Joel.
O cara voltou a repetir :
-Bom Apetit!
E,meu amigo:
-Joel.

Isso durou um bom tempo,até que o cavalheiro desistiu.











                  HISTÓRIAS DE VIAGENS  


                   "VIAJAR É PRECISO,VIVER NÃO É PRECISO...


                             EU,EM BARCELONA

só queria  comer um lanchinho...





                                  



                                      AS VIAGENS DO JOAQUIM
Joaquim trabalhou muito,enricou,aposentou-se e resolveu fazer uma viagem pelo mundo.
Voltou  alegre,cosmopolita,doido para contar seus passeios ao irmão caçula,Manoel.Mal chegou foi visitá-lo,naquela distante aldeia do Alentejo.Depois dos abraços,Manoel perguntou:
-Por onde andaste ,irmão?
-Ah, por esse mundão de Deus;Fui á Mérida, Cocobeach, Boston,Chicago....
Surpreso, Manoel indagou:
-Oh,gajo,gastaste tanto dinheiro!?  Tu  estiveste fazendo turismo ou tomastes  um purgante?!!!!!



                                FRASES ENGRAÇADAS SOBRE VIAGENS













Nenhum comentário:

Postar um comentário